Parvovirose

Parvovirose

Creio que seja uma das mais famosas doenças no mundo canino. Todo proprietário tem medo dessa virose, pois quem já teve um cão doente sabe o quanto ela é cruel.

Ela pode acontecer em todos os cães, mas atinge principalmente filhotes com menos de um ano de vida. Cães não vacinados têm maior predisposição a se contaminar – é importante que quem tenha um filhote em casa não o deixe ter contato com outros cães sem vacina, ou ao vir da rua lavar as bem as mãos antes de segurar o filhote.

Levar seu filhote para pracinhas e deixá-lo em calçadas antes das vacinas também é muito arriscado. As fezes de animais contaminadas são o principal meio de contaminação, mas todo cuidado é pouco: qualquer utensilio ou brinquedo de um animal contaminado não deve ser usado por outro cão saudável.

Os primeiros sinais da doença são depressão, perda de apetite e febre. Cerca de 1 a 2 dias depois começam os vômitos e a diarreia sanguinolenta que progressivamente começa a conter cada vez mais sangue. Estes sintomas progridem muito rapidamente para desidratação e morte em animais severamente infectados. A taxa de mortalidade é maior entre cães que tenham de 6 a 8 semanas de idade.

As cadelas vacinadas passam alguns anticorpos (defesas internas) para os filhotes através de seu leite, e esse fato poderá proteger os bebês durante as primeiras semanas de vida. Depois deste período o cachorro precisa de suas próprias defesas para combater a infecção.
Siga o cronograma de vacinação do seu veterinário e fique atento a qualquer sintoma. Boa sorte!

cao-do10

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s