Cinomose

cinomose2

Você já deve ter ouvido falar, já teve um cão ou conhece algum que já teve essa doença. Ela é causada por um vírus muito forte que podemos dizer que degenera os neurônios do cão.

A transmissão geralmente ocorre através de contato com secreções do nariz e boca do animal – isso pode se dar através de um espirro do animal doente, espalhando a secreção infectante. Diferentemente do que ocorre com a parvovirose, o vírus da Cinomose tem pouca resistência em nível ambiental, ou seja, fora do organismo do seu hospedeiro. Isso facilita o controle ambiental da disseminação da doença.

As características sistemáticas do inverno desfavorecem a presença deste vírus no ambiente, por isso o cuidado deve ser redobrado nesta época. Apesar da sensibilidade do vírus no ambiente, há muitos relatos de casos de criadores que perderam animais vitimados pela cinomose após serem introduzidos em locais onde outros cães haviam morrido anteriormente com a doença, no período de até seis meses atrás. Por esse motivo, é aconselhável concluir todo o esquema de vacinação (de pelo menos três doses) antes de introduzi-los nesse ambiente contaminado.

Secreção nasal e ocular, indisposição, anorexia, depressão, vômito, diarreia, desidratação, leucopenia e dificuldades respiratórias são alguns dos sintomas que o proprietário deve ficar de olho. Ao menor sinal desses sintomas deve-se procurar ajuda veterinária. O tratamento feito no inicio da doença tem maiores chances de sucesso. Mas o melhor é manter a vacinação do seu cão em dia, com vacinas de qualidade, e seguir uma dieta balanceada com ração de qualidade.

Obrigado!!!
Dino Adestrador

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s