Inibidor de latidos

276677_Papel-de-Parede-Cachorro-com-Fone-de-Ouvido_1920x1200
Esta semana recebi uma ligação de uma moça que estava se sentindo incomodada com um barulho. Pelo que me descreveu era um barulho de alta frequência, que pode ser emitido por aparelhos eletrônicos, mas já vi ser emitido mecanicamente, por exemplo, por um motor com seu rolamento sem lubrificação – este tem atrito ferro com ferro o que gera um ruído muito agudo que pode incomodar muito alguns humanos e principalmente os cães.

Digo alguns humanos, pois não são todos que percebem, pessoas mais idosas podem não ouvir devido à perda da audição.

O ouvido humano ouve numa frequência diferente a dos cães, mas sons ultrassônicos podem ser percebidos por nós.

Ela me contou que um vizinho havia reclamado dos latidos dos cães da vizinhança e como ninguém tomará providência este adquiriu um aparelho de uso externo, ou seja, preso a uma parede no ambiente, que depois de instalado na garagem foi um sucesso para corrigir os latidos durante a noite.

Estes aparelhos estão à venda na Internet, mas o que mais me preocupa é que alguns não têm nenhum certificado de fabricação emitido por algum órgão confiável que atesta que não seja prejudicial à saúde.

Este aparelho emite um apito ultrassônico toda vez que o cão late, ou seja, apenas o latido do cão o faz disparar. Mas, o que me deixa intrigado é que este esta emitindo um som constante, o que esta mantendo os cães quietos, tristes e incomodando as noites de sono de alguns vizinhos. Pode ser que o aparelho esteja com defeito.

Por isso se você tem um aparelho semelhante verifique se este tem um led que acende toda vez que é acionado, assim você saberá caso não escute o sinal sonoro o momento em que ele esta em funcionamento. Barulhos emitidos constantemente nesta frequência podem causar desorientação, dores de cabeça ou sabe lá o que mais. O correto é o aparelho emitir um curto sinal sonoro apenas quando o cão latir se o cão estiver em silêncio este também ficará.

Obrigado!!! Dino Adestrador

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s