Xixi pode, xixi não pode

xixi

Hoje vou falar sobre aqueles produtos que atraem ou repelem o cão a fazer xixi em determinados lugares, os chamados Pipi Pode, Pipi Não Pode.

A primeira coisa que é preciso saber sobre tais produtos é que eles não fazem milagres sozinhos. É preciso que você participe ativamente da educação do seu cão.

Agora, vamos a eles. O Pipi Pode, produto que atrai o cão geralmente é feito a base de amônia e ureia, ou seja, nada mais que xixi engarrafado, pois são químicos encontradas na urina de vários seres vivos, inclusive na de seres humanos. É por isso que quando você pinga o produto no tapetinho ou no jornal é como você estivesse marcando o território, deixando ali um lembrete para o filhote de que é ali o local para se fazer xixi.

Estes componentes químicos também são encontrados no nosso suor, o que explica porque os cães fazem xixi em tapetes de banheiro, pois quando você sai do banho molhado pingam algumas gotas de água do seu corpo nele. Outro local que os cães adoram é a lavanderia. Respingos de água de sabão, que contém amônia, caem ali formando um grande território marcado.

Já o Pipi Não Pode, ao contrário do que o conhecimento popular, não irá repelir o cão ou filhote de fazer xixi naquele local. O que realmente ele faz é desmarcar, tirar o cheiro do lugar onde o filhote fez o xixi, fazendo com que ele procure um novo local para fazer suas necessidades.

Se caso você esteja cansado de usar esses produtos você pode usar o próprio xixi do seu cão para marcar o local a ser usado. Já para desmarcar locais que ele está acostumado a usar, pode-se utilizar a Citronela que não possui amônia ou ureia e tem cheiro mais agradável que o Pipi Não Pode e produtos similares.

Caso queira repelir o cão de determinado local já existem no mercado os chamados Bloqueadores, produtos feitos especificamente para repelir o filhote impedindo que ele faça suas necessidades ou até fique no local, como tapetes, carpetes, sofá, cortinas, etc.

Bom, agora que já aprendeu para que serve cada produto, mãos a obra no condicionamento do seu filhote.

Anúncios

17 pensamentos sobre “Xixi pode, xixi não pode

  1. Comprei um filhote de Bulldog Campeiro recentemente, uma fêmea, a Maya, fará 4 meses dia 06/10/14. A ideia é que seja um cão dócil, companheiro e ao mesmo tempo proteja a casa, . Não pretendo deixá-la presa, nem dormir fora de casa, no momento dorme ao lado da minha cama em um cobertor que deixamos pra ela. Ela tem muitos brinquedos e brinca bastante com eles, mas também adora morder os móveis, almofadas, tapetes, cavar o sofá e quando tentamos reprimir, rosna e nos morde. Já tentei algumas coisas, spray de água no focinho, barulho forte acompanhado de NÃO e ultimamente estou puxando a pele atrás do pescoço acompanhado de NÃO, mas nada adianta, ela continua vindo pra cima, querendo morder. Confesso que algumas vezes perco a paciência e dou uma palmada no bumbum dela, mas nada adianta. Sei que é errado bater, mais realmente ela é muito insistente. Além disso, tenho dois gatos, mas depois que ela chegou, eles ficam acuados, ela pula ao redor deles, fica latindo e eles estao batendo nela, as vezes ela fica com a cara toda arranhada das unhadas que leva. Por favor me ajude. O que faço para educá-la?

    • Tenho 2 buldogues Campeiros.. um macho e um fêmea.
      O macho é muito comportado. Ja a fêmea é o legítimo furação. Ajustei o comportamento dela com rescue ( homeopatia pra ansiedade) funcionou bem associado a treinamento e regras.
      Acredito q pode ser da personalidade do próprio cão e não dá raça.
      Mas de qualquer forma, quando o filhote já mostra sinais de personalidade forte é bom procurar um especialista em comportamento canino. Eu procurei apenas para consultoria e tive sucesso.

  2. Dino,
    Adotei uma yorkshire, de 5 anos, e ela está fazendo xixi em todos os tapetes, e as vezes, em alguns lugares da casa. Por ela ser grande, esses produtos que você citou acima, fará efeito nela?

    • Nenhum destes produtos repele o que acontece é desmarcar mas ele poderá voltar a fazer o xixi. Em alguns casos a castração ameniza e até mesmo pode tirar o comportamento, alguns 100% outros menos. Os produtires iram te dar tempo para outras correções e reforços positivos.

  3. Dino, bom dia,
    Adotei um podlee toy de 2 meses, estou com ele a uma semana. ele é bem esperto e aprende rápido. determinei um lugar para sua necessidades, o xixi ele aprendeu a fazer sempre no jornal,mas o cocô ele não faz de jeito nenhum no jornal, deixo ele por um tempo no seu “banheiro” mas não adianta, o cocô ele não faz por nada.

  4. Dino, estou com um filhotinho de 2 meses, ela ainda n aprendeu a marcar o lugar do xixi (no jornal) e percebi que ela tem dificuldade p fazer suas necessidades em cima de tapetes ou papel, pois nunca fez. Estou usando o pipi pode pelo terceiro dia, e ela só fez em cima do jornal pela primeira vez q cherou. Será que consigo acostuma-la?

  5. Olá, a nossa cachorrinha aprendeu desde pequena fazer num determinado local, apenas quando adulta conseguimos “ensinar” o local correto bem longe do local que ela fazia antes, de vez enquanto ela faz no lugar errado, muitas vezes bem ao lado do local correto, tenho dúvidas em relação as broncas, oque posso fazer para evitar que ela faça em locais errados e faça somente no local certo, pode dar bronca dizendo não ? Assim que ela faz no local certo eu falo muito bem, pipi, pipi, só que ela ainda não associou a palavra, mas logo após de falar eu vou brincar com ela, isso é errado ou está bom ? Faço isso ao invés de dar petisco.

  6. Eu morava em uma casa com jardim onde minha bulldog ingles de 3 anos fazia coco e xixi, mudei para uma casa com corredor cimentado nos quatro lados, assim que chegamos na casa ela faz xixi no portão da frente, e coco próximo. Gostaria que ela fizesse mais para o fundo. O que devo fazer?

  7. olá! Adotei uma cachorrinha de 40 dias,comprei o xixi pode e o não pode mais ela nao faz no tapete higiênico que eu coloquei… O que eu faço?

  8. Início da conversa no bate-papo
    DOM 18:35
    ola.. estou desesperada pois eu e meu cachorro nos mudamos para um apartmento que tem area de serviço. no comeco eu acostumei a levar ele todo dia para fazer as necessidades porque era acostumado andar solto nos matos e quando se mudou como é cheio de mania , nao ia quere fazer no jornal da area dde serviço. já tentei acostumar e até a forcar ele a fazer xixi no jornal mas le segurou na parte da tarde uma vez. e hoje, depois de um tempo, tentei forcar ele na parte da manha todinha e ele apresentou problemas na urina com pinguejar de sangue. como eu faço pra ele nao segurar a urina e se acostumar só com passeios esporadicos diariamente? obrigada.
    lembrando que quando ele era filhote ele fazia em jornal o xixi e que os jornais que eu deixo na area sao molhados com o xixi dele
    Fim da conversa no bate-papo
    Digite uma mensagem…

  9. Tenho um yorkshire de quase 3 meses, ela na maior parte das vezes faz o xixi e o coco no tapete higiênico. Estou passando o “pipi não pode” em alguns lugares que tem tapete e que ela acaba fazendo muita bagunça, mas fico preocupada se esse produto pode fazer mal pra ela, pois ele não esta repelindo ela e deixa ela extremamente agitada qdo vai ao local onde apliquei o “pipi não pode”. Será que estou passando mto e está intoxicando ela?
    Obrigada!

  10. olá.boa tarde. a uma semana ganhei um shih tzu, de 60 dias, ele é bem hiperativo, muito bagunçeiro. é um pouco agressivo e a todo momento quer morder. estou lutando para ele fazer as necessidasdes dele no tapete higienico, já pinguei o pipi pode, mais ele não faz de forma alguma, as vezes fico com ele um tempk em cima do tapete para ele se acostumar, mais ele fica inquieto pra sair e logo após sair do tapete faz xixi e o coco.ele faz as necessiddes em todo lugar da casa, menos no tapete, já estou desesperada, minha casa cheira a xixi. me ajude por favor

  11. Presciso de ajuda com o meu poodle eu coloco o pipi sim mais ele nao faz xixi la nao chega nem perto coloco ele pra cheirar mais mesmo assim ele continua fazendo xixi no lugar errado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s