Ferveu

cao gelado

Sabe aquele lance de quando a temperatura do carro sobe, ele ferve e você tem que parar e providenciar o resfriamento? Pois é! isso aconteceu comigo essa semana só que ao invés de um carro foi com um cão.

Infelizmente com esse tempo descontrolado as temperaturas logo de manhã já atingem 30ºC a 35ºC o que dificulta para um cão caminhar mesmo na sombra.

Iniciei o adestramento umas 8h e ao andar apenas 15 minutos a sensação térmica do cão subiu e a primeira atitude dele foi se deitar, nada o fazia se levantar, parecia exausto.

Minha sorte é que sempre levo garrafas de água para dar de beber ao cão. Então comecei a molhar a parte interna das coxas dele fazendo com que a temperatura baixasse. Dei água para ele beber e assim que a sensação térmica abaixou, voltamos rapidamente para casa.

Ao chegar em casa iniciei o processo novamente, mas dessa vez molhei o cão por inteiro. O correto de se fazer isso é ir molhando o cão aos poucos, pois jogar água diretamente no corpo super aquecido pode levar a um choque térmico. É como jogar água de uma vez no motor de um carro aquecido. É importante verificarmos sinais que o cão demonstra de estar entrando em estafa por aquecimento. Caso isso ocorra siga as dicas:

1) molhe uma toalha, torça-a para tirar o excesso de água, coloque sob o corpo do cão e com outro pano molhado vá passando na parte interna de suas coxas (das do cão, não nas suas, rs);

2) forneça água fresca e, assim que a temperatura for baixando, acrescente algumas pedras de gelo na água;

3) se mesmo com a temperatura baixa ele ainda estiver ofegante, tossindo, leve-o urgente ao veterinário.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s