Começo, Meio, Fim… Recomeço

shutterstock_147096581

Tudo tem um começo, um meio e um fim e, depois do fim, a única coisa que nos resta é recomeçar e os cães nos ensinam isso em um curto período de tempo. Tenho pena de quem não consegue vivenciar isso.

Em mais de 20 anos de profissão nunca vou me acostumar com a noticia de que um aluno meu se foi.
Toda vez que encontro um antigo cliente e pergunto pelo seu cão e ele me diz que este se foi, sinto um grande vazio. Fico o dia todo relembrando momentos que vivi com aquele cão. Muitas vezes posso esquecer do dono, mas nunca me esqueço do cão.

Ainda bem que sinto a perda destes amigos de 4 patas que fiz, pois o dia em que eu agir diferente perante uma notícia dessas, meu trabalho se tornará mecânico, sem vida, não humano.

Lidar com cães de clientes os tornam meus também. Vibro com seus aprendizados e me frusto também, quando o dono não consegue o que queria. Acho que cães deveriam ser eternos e que fossem como pássaros livres que vivem muitos anos após a nossa morte para poderem assim alegrar a vida de outras pessoas.

mosaico

Neste Domingo estava em Batatais prestigiando a festa de San Genaro e fui abordado por uma senhora a qual não lembrava mais, mas ao me dizer que era a dona de um fila que eu havia treinado naquela cidade, lembrei na hora. Ela abriu um sorriso e me disse que o cão era outro e que eu tinha feito um milagre para ela, o comportamento dele mudara muito. Fiquei muito feliz com a noticia e lembrando daquele fila tigrado coloquei um sorisso no rosto e disse a ela que o cão dela era daquele jeito, estava tudo ali, bastava exercitar e que o comportamento errado dele era por culpa dela. Eu não havia feito um milagre, mas sim ela, eu apenas mostrei como.

Ao chegar em Franca fui chamado no celular era meu amigo Gustavo Gasparoto dono do Zeus o labrador que acompanhou minha Kaoma em varias apresentações. Pela voz embargada e soluço de choro incontrolável conclui que Zeus havia ou estava indo embora. Nesta hora sempre me mantenho firme, mas minha vontade é de desabar. Gustavo não precisava de nada além da minha presença naquele momento, pois não sabia como agir, o que fazer, etc.

Mal sabe ele que eu também não, apenas me mantenho forte e sigo todo procedimento que aprendi ao longo de minha vida profissional. As últimas horas de um cão, para quem nunca passou por isso, são desesperadoras, pois sempre os vemos correndo alegres sem reclamar de nada e, mesmo doentes, abanam o rabo e fazem festa.

Você fica de mãos atadas, tentando pensar no que fazer, mas sabe que não há nada, nada que você possa mudar aquele momento, e você vê o final se aproximando aos poucos, você conversa com seu amigo como se estivesse dando aval para que este vá, mas o mesmo tempo seu coração se nega a aceitar e sua mente entra em conflito, um misto de dor, frustração, indagação do porque seu cão esta sofrendo daquele jeito.

Muitos lendo este post agora, estão lembrando de seus cães e outros bichinhos que se foram ou que estão em situação semelhante. Isso acontece com todos que amam seus amigos peludos, pelados, de penas, bípedes ou quadrupedes e às vezes trípodes.

mosaico2

Agradeço ao meu amigo Gustavo por ter me chamado para estar presente nos últimos momentos de Zeus. Sou feliz de ter participado desde a escolha a 14 anos atrás, ter feito parte da educação e de poder me despedir desse grande amigo, acompanhar todo ciclo de um cão é doloroso, mas mesmo nestes momento eles nos ensinam até mesmo o que é morrer. A todos os meus clientes e amigos espero que esta confiança em me confiar a educação e a amizade de seus cães nunca se acabe. Quero continuar sorrindo e chorando, de alegria é claro, por tudo e por todos que passarem em minha vida! Que Deus me ajude a nunca perder este sentimento.

Um pensamento sobre “Começo, Meio, Fim… Recomeço

  1. Dino continue sendo esse ser humano maravilhoso e com grande coração q vc tem esses nossos amigos peludos q é o meu caso vc,eles são as melhores pessoas que tenho em minha vida ou melhor nas nossas vidas pois pr meus filhos eles são como gente ou muitas vezes melhores que gente, eles da amor e carinho sem pedir nada em troca,eu agradeço a Deus por te los em meu lar e tbm agradeço a Deus por saber q nesse mundo táo cruel q estamos vivendo existe pessoas como vc, te parabenizo e digo continue assim vc sempre terá o melhor de Deus.

Deixe um comentário

