Correção ou crueldade?

As pessoas me perguntam qual é a maneira certa para corrigir – na medida certa e na linguagem do cão – comportamentos indesejados do seu cão. Seria através do toque, empurrão ou até mesmo colocando o cão numa posição submissa pode ser eficaz?

Bom, vejamos! A linguagem correta para se utilizar com cães, inclui postura, posicionamento do corpo e às vezes contato corporal.

puni1

Alguns cães corrigem seus filhotes de uma maneira bruta, muitas vezes com mordidas violentas, tudo isso para estabelecer uma hierarquia e respeito entre a matilha. Por isso muitas vezes mostrar sua força, colocando e segurando o filhote de maneira submissa de barriga para cima reforça sua liderança. Um “cutucão” no filhote seguido de um NÃO tem um efeito surpreendente na correção de algum ato indesejado.

Algumas correções consistem em criar uma situação incomoda para que o ato do cão pare. Por exemplo:

puni4

Não quero que ele me pule. Então quando ele me pular posso segurar suas patas e não deixá-lo descer e esperar que ele implore para descer. Se você fizer isso, certamente ele vai achar a brincadeira chata e irá parar. Você pode “cutucar” os ombros do cão com as pontas dos dedos seguido do NÃO para incomodá-lo e reprimir a atitude.

Tome por exemplo algumas cadelas, mãe dos filhotes, quando está comendo e os filhotes se aproximam, mostra os dentes, depois rosna e em seguida ela mordisca o focinho deles, às vezes doido, e eles se afastam.

puni3

Note que no outro dia quando se aproximam ela apenas rosna e estes já se afastam. Depois de alguns dias ela apenas mostra os dentes sendo esse o sinal de “não quero isso agora”. Note que a mãe mostrou, o sinal (os dentes a mostra), o som (rosnado), e a correção com toque (a mordiscada) depois retirou o toque em seguida o som deixando apenas o sinal visual.

Tapas no bum bum, fechar o focinho com a mão apertando e batendo não são linguagem reconhecidas pelos cães e isso sim é cruel. A mordiscada simulada com as pontas dos dedos é melhor assimilada pelos filhotes.

puni2

Mas lembre-se se usada de maneira errada pode causar resistência no cão. Por isso se tem dúvida, contrate um profissional para lhe mostrar a maneira correta e a intensidade a ser feita. E cuidado, num cão grande nem tente fazê-lo, pois se ele quiser disputar a hierarquia com você, o cão pode lhe avançar.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Correção ou crueldade?

    • Na verdade ele não corrigiu ele se defendeu revidando o ataque e depois mostrou uma postura de dominante como vc vê na foto. Pois o cão havia ido pra vias de fato. O problema ali é que o cão estava tenso ainda e ele estava fazendo carinho achando q estava tudo bem. Ele pecou em não notar mais detalhes. Isso pode acontecer até com os melhores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s