Situações inusitadas

cao bjo

Hoje contarei uma história que o leitor Rodrigo me enviou falando sobre um comportamento inusitado que seu rottweiler apresentou recentemente.

“Tenho um Rott de 8 meses que ontem me surpreendeu. Tenho um amigo que sempre vem em minha casa, e está acostumado a brincar com o Rott sem problemas. Ontem ele estava aqui e eu saí pra passear com o cão, meu amigo foi junto, o cão até permitiu que ele o levasse em parte do trajeto sem problemas. Depois meu amigo e eu paramos em um local, onde eu marquei de esperar minha mãe, e meu amigo pegou uma pedra no chão para jogar no Rio (em nenhum momento ele se virou para o cão e nem para mim) após atirar a pedra, ele veio andando na nossa direção, o cão esperou calmamente que ele se aproximasse, e quando meu amigo chegou ao seu alcance ele se lançou rosnando em direção ao peito dele. A sorte foi que eu percebi rápido o ataque e puxei a guia do cão dizendo NÃO com voz firme, o cão se acalmou, mas depois de uns instantes meu colega tentou se aproximar dele novamente e a situação se repetiu. Novamente dei o comando NÃO e segurei o focinho do cão. Meu cão não demonstra dominância comigo nem com meus familiares, obedece comandos básicos como o senta e o deita de todos da casa, jamais rosnou conosco, aceita que tiremos as coisas de sua boca e mexamos na sua ração, e também permite que o deitemos de barriga p/ cima quando brincamos com ele. Esse “ataque” surpresa é normal? Apesar dos sinais de submissão será que ele tem algum desvio sério de comportamento? Ele foi comprado de um canil sério, tem pedigree, os pais são tranquilos, e ele veio para minha casa com + de 70 dias”.

Rodrigo, esses comportamentos são esperados num cão que esta conhecendo o mundo, sendo socializado, ele não tinha presenciado ainda tal atitude, por isso você deve corrigi-lo o melhor é repetir a cena até que ele se sinta seguro e acostume com a situação, até porque a pedra foi jogada noutra direção e não na direção de vocês. Mesmo assim digo que seu cão tem um ótimo instinto de guarda que deve ser lapidado de maneira correta.

Aos interessados em adquirir e educar um rottweiler corretamente é preciso saber que ele é um cão que atinge seu amadurecimento físico e psicológico aos dois anos, durante esse período, é imprescindível que você o socialize, adestre e se preocupe com sua educação.

Deixe um comentário

