Pode dar banho em cadela grávida?

cadela

Lembra daquelas coisas que as mães falavam pra filhas evitarem durante a gravidez ou após o parto? Tipo lavar a cabeça no período do reguarde, etc?

As cadelas no período de gestação devem levar uma vida normal exceto, por restrição médica veterinária. Ou seja, pode dar banho normalmente exceto na ultima semana de gestação, pois pode gerar estresse na fêmea.

Após o parto pode-se dar “meio banho” na fêmea ou seja lavando a parte traseira com shampoo neutro e secando bem com o secador evitando passar umidade aos filhotes. Entretanto, é preferível não dar banho na cadela pelo menos até 10 dias após o nascimento dos filhotes. Você pode usar lenço umedecido de bebês para limpá-la se for o caso.

O risco do banho pós parto é que a cadela pode sofrer um estresse alto na hora do banho e gerar problemas na amamentação ocasionando deficiência na produção do leite.

O mesmo pode acontecer com filhote recém nascido. Deve-se esperar a liberação do veterinário para o primeiro banho pois durante o período de vacinação o filhote deve estar com a imunidade alta para que as vacinas protejam melhor, já que durante o banho o filhote pode sofrer estresse e baixar a resistência e ficar suscetível ao contagio de doenças.

Anúncios

8 pensamentos sobre “Pode dar banho em cadela grávida?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s