Alimentos tóxicos

alimento1

Alguns cães adoram conhecer o mundo e uma das maneiras mais comuns é com a boca. Destroem, rasgam, trituram tudo que encontram pela frente.

Plástico, espuma, borracha e até mesmo pedras tudo isso já vi e já tirei da boca de meus cães, isso quando não vemos algo estranhos nas fezes dele.

Mas é importante tomar cuidado também com que oferecemos aos nossos peludos, muitos alimentos consumidos por nós humanos podem ser altamente tóxicos para nosso cães. O chocolate, por exemplo, que possui uma substância chamada Teobromina – quanto mais escuro mais possui essa substancia – que pode matar cães caso ingiram mais de 52mg por quilo e uma vez ingerida não existe nenhum remédio para reverter o quadro de overdose.

alimento3

Chá mate e refrigerantes a base de cola o alto índice de cafeína acima de 63mg por quilo de peso do cão pode ser tóxica. Condimentos como cebola e alho possuem dissulfeto de n-propil, que age alterando a hemoglobina, destruindo os glóbulos vermelhos e causando anemia.

Já ouve relatos de cães, principalmente de pequeno porte, que tiveram um problema renal com uva e uva passa, mas a substância que causou não foi identificada.

Muitos costumam dar batata pro seu cão ainda mais os que gostam de alimentação natural, mas fique sabendo que batata ou a pele da batata ainda verde contem solamina que pode ser tóxico mesmo em pequena quantidade portanto ao descascar retire qualquer parte verde antes.

 

Petisco de tartaruga

Certa vez, na casa de um amigo e cliente, ao chegar para adestrar seu cão Fred de 6 meses. Seu dono me pediu ajuda para procurar Magali a tartaruga de estimação do irmão que havia desaparecido há 24 horas e nesse Brasil para se dizer que alguém realmente desapareceu tem de se esperar 24 horas. Para mim já estava mais que constatado que Magali – nome simpático para uma tartaruga não? – havia desaparecido (rs).

alimento2

Como ja conheço muitas historias parecidas de cães e animaizinhos exóticos de estimação, olhei para cara de culpado de Fred e perguntei:

“Cadê a Magali?”. Ele desviou o olhar, fazendo uma festinha rebolando freneticamente seu enorme traseiro gordo (rs).

Terminada as buscas sai para rua para dar inicio a sessão de adestramento e durante a caminhada Fred resolveu fazer seu coco matinal e entre um montinho e outro eis que surge a prova do crime. Entre as fezes de Fred havia pequenas escamas verdes, caso resolvido restava ser levado a júri familiar onde seus donos iriam decidir qual seria a punição, claro que eu seria seu advogado de defesa e meu objetivo era que as partes chegassem a um acordo (rs).

Bom, e agora que tal preparar um bom prato de ração para o seu cão?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s