Adestramento e o cão “POLICIAL”

war
Durante a 2ª Grande Guerra Mundial (1939-1945) os alemães, que já treinavam cães para caça, aproveitaram as habilidades dos pastores alemães os transformaram em cães de guerra.

No inicio treinavam os cães a se alimentarem embaixo dos tanques de guerra, depois deixavam-nos com fome, recusando-lhes a alimentação por três a quatro dias os mesmo famintos quando eram levados aos campos de guerra com uma bomba amarrada no pescoço ou colete, o cães famintos vendo um tanque, corriam na esperança de encontrar comida embaixo dos mesmos sacrificando os coitados durante a explosão.

As fronteiras com a França, Holanda, Bélgica e Espanha foi exercida com a ajuda de 33.500 cães adestrados entre pastores alemães e dobermanns, quando passaram à função de guarda eram ótimos para substituir os soldados mortos.
Mesmo depois do fim da guerra, ainda que, com um grande avanço tecnológico dos meios de comunicação, o crescente aumento de veículos e a grande sofisticação do armamento, a função de guarda dos cães ainda é indispensável.

O desenvolvimento do adestramento no pós-guerra foi necessário devido ao crescimento da criminalidade mundial. Surgem, então, as grandes escolas policial-militares, destinadas ao adestramento de cães de polícia, dai o apelido do pastor alemão de “cão policial”.

Já nos anos 60, equilibrou-se a economia europeia e essa grande quantidade de cães policiais foi perdendo suas funções. Nesse período, os criadores particulares começaram a se interessar em promover competições de obediência, quando surgiu o esporte do adestramento de cães de guarda, bem como, as entidades como a VDH (Verrein für das Deutsche Hundewesen).

Começou então a participação, em competições, de outras raças como o dogue alemão, boxer, schnauzer, leonberger, rottweiler dentre outras.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s