Por que o cão adestrado anda do lado esquerdo?

esq1

Uma das teorias é que antigamente, somente cavalheiros guiavam cães, as damas seguravam os cãezinhos no colo. Como a dama sempre andava à direita do cavalheiro, o cão ficava ao lado oposto dela, do lado do coração. Hoje, as damas guiam os cães também pelo lado esquerdo.

Outra teoria de se andar com cães pelo lado esquerdo vem dos treinamentos de Schutzhund, que é um tipo de competição super difícil.No Schutzhund (nem precisa dizer que foi inventado por alemães, né?) o cão é submetido a provas de obediência avançada, faro, ataque, defesa e agility.

esq3

Pois bem, o princípio é que a pessoa, para ter maior segurança, deveria andar sempre na mão contrária do trânsito. Supondo que esta mesma pessoa esteja andando numa calçada, ela teria o lado direito do corpo mais protegido por muros e residências e o lado esquerdo protegido pelo cão.

Se for um profissional de segurança, um policial por exemplo, e este policial for destro, estará segurando a arma na mão direita, então é mais seguro para o cachorro andar do lado esquerdo e não levar um tiro acidentalmente.

Além disso, se a pessoa aprender a segurar a guia corretamente (como é o caso dos treinadores e competidores de provas de obediência), ela vai ver que segurando a guia com a mão esquerda, junto da perna esquerda, ela tem muito mais alavanca com a mão direita (a guia deve ser segura com as duas mãos), para corrigir o cachorro e controlá-lo.

esq2

Mas existem pessoas que preferem o outro lado. Não tem problema, desde que todas as pessoas treinarem o cão sempre do mesmo lado!

O ideal será que o cão ande ao nosso lado e a guia forme um “U’, pendendo na altura dos nossos joelhos. A nossa esquerda dá carinho ao cão, enquanto as dianteiras dele se encontram alinhadas com os nossos pés. Uma guia reta significa que o cão puxa.

O importante é levar seu amigo pra caminhar sem estresse para os dois.

Vai lá, pegue a guia! Que tal uma boa caminhada?

Anúncios

3 pensamentos sobre “Por que o cão adestrado anda do lado esquerdo?

  1. Dino, estou vivendo um dilema, um cachorro tudo bem, agora tenho uma srd ela é terrível faz alguns meses que á encontramos, para passear late para cachorros, quase me massacra antes de sair de casa. Carrego uma de cada lado está errado?

    • Eu estou cuidando de uma srd,e é um masacre , ela não anda direito não andar fazendo força na coleira ,que a gente ficar meio perdido, como faço para mudar os hábitos dela?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s