Por que os cães uivam?

uivo
O uivo do cão é um som distintamente diferente do latir, ganir, rosnar e gemer. Cães uivam por vários motivos. Nem sempre uivar significa dor ou sofrimento. Muitas vezes serve para aliviar o aborrecimento e a solidão. Pode ser também uma maneira de o cão expressar a sua frustração. O uivo tem tons e intensidades diferentes, variando de acordo com o tipo de mensagem que eles querem enviar.

Algumas pessoas acreditavam que o uivo era sinal de mau agouro ou de mau presságio, conforme a sabedoria popular já afirmou, mas na verdade nada mais é que um comportamento herdado dos ancestrais, os lobos. O uivo é uma forma de comunicação usada pelos cachorros, que quando uivam, atingem um timbre mais alto, podendo ser ouvidos mais longe. Em um lugar com muitos cães, o uivo pode servir para avisar outros cães que não estejam nos arredores a respeito de algum intruso. Os cães uivam para tentar se comunicar quando não há contato visual entre eles.

Alguns cachorros têm tendência para uivar quando são deixados sozinhos durante algum tempo. O intuito é reunir seus donos novamente, que são os elementos da sua matilha. Muitas vezes ao ouvirem outros cachorros na vizinhança, são estimulados a uivar também como se estivessem passando o recado a diante.

O uivo pode ser também uma forma de expressar excitação e alegria, como é o caso dos cachorros que uivam quando ouvem música. Algumas raças são mais propensas ao uivo, como o husky siberiano, samoieda e malamute do Alaska.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s