Obesidade canina

ob3
Com o passar dos séculos de domesticação, o cão se tornou o principal animal domesticado pelo homem. Isto significa desfrutar de ótimos pratos de comida, e com a humanização que o animal vem sofrendo, ele também passou a compartilhar dos nossos maus hábitos e manias. Assim como nós seres humanos, os cachorros também vem sofrendo com a obesidade.

Mas nós somos os culpados por esse problema, já que eles comem o que oferecemos a eles. Antigamente, animal gordo era sinônimo de bom cuidado, de saúde. As fêmeas sofrem mais que os machos e algumas raças tem mais predisposição à obesidade.
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
A primeira causa da obesidade canina é a superalimentação, rações com alto nível de gordura e guloseimas que os donos fornecem fora da dieta correta. Tudo isso contribui para sua obesidade.

Os dietistas falam de balanço positivo de energia. Para uma alimentação equilibrada, este balanço deve ser nulo, ou seja, os acréscimos alimentares devem compensar exatamente os gastos enérgicos devidos à atividade física (esporte, caça, guarda, etc) ou às necessidades fisiológicas (crescimento, gestação, lactação, luta contra o frio, etc).
Se os acréscimos forem maiores do que as necessidades, mesmo durante um curto período, o cão engordará.

ob1
É o mesmo que acontece com os seres humanos. Se come mais do que gasta engorda. Se gasta o que come, mantém o peso. E se gasta mais, emagrece. Basta levar isso em consideração quando for pensar no cachorro.

A obesidade canina pode causar doenças cardíacas, hepáticas, levar a diabetes e outros males que podem ser fatal para seu cão. Cuidado!

Cuidar bem do cão não significa engordá-lo, uma nutrição saudável é o melhor para ele, e para você também, diga-se de passagem, rs.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s