Castrar seu animal beneficia a todos

 

castrar1A castração ainda é um processo cheio de mitos e preconceitos. Mas ele é para o bem do seu animal e uma solução para a grave questão do abandono de cães e gatos no Brasil.

Após os três meses de idade, os animais já estão liberados para serem operados. A cirurgia é bastante simples e aumenta a qualidade de vida do animal. Por exemplo, para cadelas e gatas, evita o tumor de mama e, com relação as fêmeas mais velhas, previne a infecção do útero, cistos, tumores e ovários.

A cirurgia não é feita sem exames prévios para saber qual o estado de saúde do animal. Ela só é impossibilitada em casos de animais mais velhos que possuam histórico de problemas cardíacos, o que faz com que a cirurgia seja recomendado quando o animal é jovem.

castrar2

O mito mais comum é que tal procedimento afete negativamente na personalidade do animal e na sua virilidade, no caso de machos, o que não é verdade. As mudanças que podem ocorrer são positivas. Animais mais agressivos, ficam mais dóceis, os mais agitados, mais calmos, e por ai adiante.

Dizem que castração engorda. Isso não é de todo verdade. A cirurgia faz a supressão de alguns hormônios, o que torna algumas atividades comuns como buscar parceiros, marcar territórios e confrontar rivais, desnecessárias.

Castrar seu animal é um processo definitivo e que possui poucas contraindicações. É por meio dela que o dono evita que seu cão tenha crias indesejadas e deixando-os nas vias públicas, aumentando o contingente de cães abandonados, além de contribuir para a saúde pública dos meios urbanos.

Anúncios

Um pensamento sobre “Castrar seu animal beneficia a todos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s