Senhoras e senhores… O rottweiler!

rot3

Você se lembra do filme da década de 70 chamado A Profecia? Foi nele que usaram um rottweiler para representar o protetor do Anti-Cristo.

Na novela Vamp da Rede Globo, o animal também foi estigmatizado como violento, na forma animalesca do vampiro Vlad. Isso ajudou com que a raça fosse vista como violenta, agressiva.

A verdade é que qualquer cão de guarda criado e treinado para ser violento, o será, pois ele é habituado a ser assim. As raças de cachorro, infelizmente, são como produtos que revezam o ranking dos mais vendidos. Quando o rotweiller era a raça mais vendida do mundo – inclusive no Brasil – a criação descriteriosa para atender a demanda fez com que o cão com tendência a ser agressivo se torne ainda mais agressivo.

rot1

Ao meu ver, o problema está no não cumprimento da lei pelas autoridades.

O artigo 31 da Lei das Contravenções Penais prevê pena de prisão simples de dez dias a dois meses ou multa de R$200 a R$2.000 para aquele que deixar em liberdade, confiar à guarda de pessoa inexperiente, ou não guardar com a devida cautela animal perigoso.

A Lei Municipal 10.309 de 1987 da cidade de São Paulo, trata do controle de zoonoses. O parágrafo único do artigo 7º determina que os cães mordedores e bravios somente poderão sair às ruas devidamente amordaçados, ou seja, com focinheira. Ainda segundo tal lei, será preso o cão mordedor que for agente de dois ataques comprovados por boletim de ocorrência.

rot2

Já em seu artigo 13°, a lei diz: “os atos danosos cometidos pelos animais são de inteira responsabilidade de seus donos e, quando o ato danoso for cometido estando o animal sob guarda de outra pessoa, se estenderá a esta à responsabilidade pelos danos causados”.

Qualquer pessoa que for atacada por um animal deve imediatamente procurar uma delegacia de polícia para registrar um boletim de ocorrência. Vejam que o problema não é o animal ou seu temperamento é do “animal” – rs – que treina o cão a ser cada vez mais agressivo de maneira a perder o seu controle.

Anúncios

3 pensamentos sobre “Senhoras e senhores… O rottweiler!

  1. O mais dificil e’ a identificacao e o criterio de definicao “cao mordedor” e o “cao bravo” na lei muncipal 10/309-87 ou seja commesta’definida nessas palavras, um pincher pode ser enquadrado como mordedor &bravi, nao?!?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s