Exercitando a liderança

obedSer um líder para seu cão, não é impor pela força, pois líder é aquele que é justo e não violento. Liderança não se impõe, se conquista. Quantos rottweilers eu já vi serem comandados por pinchers ou poodles!

Um líder tem que ser justo, quando o cão brinca com seu filho e este o morde, a criança chora, você chama a atenção do cão, o mesmo deve acontecer quando a criança puxa a orelha do cão fazendo-o chorar. Você deve repreender a criança com cão olhando. Fazendo isso você está mostrando ao cão que você é um líder de matilha justo, e certas brincadeiras são proibidas para todos da matilha.

Numa matilha o cão líder sempre come primeiro, por isso sempre que colocar comida para seu cão. Faça-o esperar de preferência sentado, pegue uma maçã ou alguma outra fruta e coma na frente dele. Se caso ele insistir em avançar na comida, pegue uma garrafa plástica de refrigerante, aquelas de dois litros e bata no chão com bastante força entre o filhote e a vasilha de comida seguido do comando “FICA”.

Esconda a garrafa atrás de você para que o filhote não associe a garrafa e sim o comando, e é importante não ficar ameaçando o filhote com a garrafa, pois se fizer isso ele terá respeito apenas quando a garrafa estiver na sua mão.

Volte a comer a fruta e assim que você terminar dê o comando para que ele coma. Quando ele for em direção ao prato, mude o tom de voz e agrade-o mostrando que o que você queria era apenas isso. Faça bastante carinho, pois essa hora é muito importante firmar o comportamento correto.

Mexer na ração do filhote enquanto ele come também é um ótimo exercício para no futuro evitar que ele rosne para você enquanto come. Atravessar portas ou entrar em lugares primeiro que seu cão é um ótimo exercício de liderança….

Boa sorte!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s