A agressividade do cão

chi
Muitas pessoas têm ideia errada sobre a agressividade do cão. Tem a ideia de que um labrador ou um golden retriever nunca vão se tornar agressivo, pois são raças taxadas de tranquilas e tolerantes.

Mas veja como um cão pode se tornar agressivo:

RAÇA E LINHAGEM

Um ataque pode ser determinado por vários fatores.

Muitas pessoas se surpreendem quando se deparam com um golden retriever ou um labrador agressivo. No imaginário delas, essas possibilidades não existem. Mas elas existem. E não são tão raras assim.

Isso não quer dizer que uma raça não seja, em média, mais agressiva ou dócil que outra. Por exemplo, rottweilers são mais agressivos que cockers, em média, mas há muitos rottweilers mais dóceis do que muitos cockers.

Por isso é importante conhecer a linhagem do seu cão pra prever uma futura cria com tendência agressiva.

INFLUÊNCIA DA CRIAÇÃO

O modo como lidamos com o cão influencia muito o comportamento dele. O médico psiquiatra Içami Tiba escreveu o livro Quem Ama Educa e essa é uma frase que tem que ser levada ao pé da letra por quem tem um cão.

AMOR E CARINHO NÃO BASTAM

Depois de um ataque do cão ao seu dono sempre ouço dele: “sempre dei muito amor e carinho, fiz tudo que ele queria ele me mordeu.”

Para a maioria das espécies, a agressividade é fundamental. Por meio dela se conquista território, se acasala, se consegue comida. Em alguns cães essa agressividade pode aflorar durante alguma situação ou mais tarde com a chegada da idade. É o caso dos cães machos que, na puberdade, começam a brigar com outros cães machos.

Eis alguns tipos de agressividade:

AGRESSIVIDADE TERRITORIAL

AGRESSIVIDADE POSSESSIVA

AGRESSIVIDADE POR MEDO OU DOR

AGRESSIVIDADE POR DOMINÂNCIA

O importante é prestar atenção em sinais de agressividade que são passados durante a vida do cão e se o dono não tomar atitude pode explodir e dependendo do tamanho do cão fazer um enorme estrago.

Anúncios

6 pensamentos sobre “A agressividade do cão

  1. Adotei um cao adulto porte m faz dois meses. Ele é muito carinhoso comigo porém apresenta sinais de agressividade territorial. ..procurei um adestrador porém no momento nao tenho recursos financeiros. Preciso de algumas dicas do que fazer…sei que a antiga dona o mantinha sempre preso e o abandonou

  2. Olá Dino, temos um cão mistura de rottweiler com pitbull, que na verdade admito não ter certeza se é isso mesmo pq nos foi dito que era pitbull com fila, porém é certo que é rottweiler. Minha mãe ganhou de uma amiga. Ela mora na fazenda e não tem condições algumas de arcar com um adestrador. Mas já nos apaixonamos perdidamente por ele, porém, agora com dez meses, apresenta traços de agressividade territorial e temos muitos vizinhos na área rural. Alguma dica pra evitarmos isso? algo diário e simples que minha mãe pode fazer? ele já usa focinheira, mas me corta o coração de vê-lo assim pq adora brincar e pegar frangos ^^’. Como ensiná-lo a diferenciar situações de ameaça ao lar de situações de perigo, visto que gostaríamos de deixá-lo solto a noite pela segurança mesmo. Apesar que as vezes acho que ele vai infartar de tanta adrenalina que tem quando deixamos solto a noite. Antes ele ficava solto o tempo todo, agora só nos momentos em que minha mãe está em casa.

    • o melhor realmente nesse caso é contratar um adestrador. talvez se a familia ajudar consiga. Socializar com pessoas e castra-lo ajudaria bastante.
      Veja se na sua região existe algum grupo de adestramento e socialização. leve-o.
      Abraço

  3. Boa Noite
    Tenho uma York de 3 Anos e acabei de comprar um York macho de 40 dias quando chegou em casa a minha cachorra cheirou parece que deu um banho nele lambendo ele todo mas fica meia reciosa de ficar perto e acabou atacando ele só que estávamos perto então conseguimos que nada aconteça so que trabalhamos e parece que fica com medo ela tem medo de todos os cães ou talvez não goste pq ela fica mais em Apartamento e não sai muito para passear você acha que como foi o primeiro dia ela acaba acostumando ou contratar um adestrador é a melhor escolha.
    Estou com medo que ele acaba matando o outro cão que ainda esta sem dente.
    Obrigado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s