A língua que eu falo

animais_humanos3

A República Democrática do Congo, na África, é o lar no planeta Terra para os bonobos, que é uma espécie de primata que possui comportamento pacífico, e podemos dizer que são quase “hippies” dentro das pequenas comunidades que convivem.

Os bonobos são bissexuais. Relacionamento carnal entre indivíduos do mesmo gênero ocorre o tempo todo. O sexo não é usado apenas como instrumento de diversão, mas também como forma de premiar um parceiro, ou consolá-lo, e é inclusive utilizado para resolver conflitos.

monkey-dog-8

– Dino! Mas o que isso tem haver com cachorro?

Calma, eu explico! 75% das relações sexuais não têm fins reprodutivos, um índice muito acima dos demais primatas. As atividades sexuais dos chimpanzés, por exemplo, são marcadas por disputas nas quais os machos mais fortes dominam os mais fracos para poder acasalar. Entre bonobos, isso não existe. Eles vivem num estado de atos sexuais sem culpa e sem agressividade. Alguns etólogos (que são profissionais que estudam o comportamento dos animais) dizem que é uma espécie mais próxima do comportamento humano ao lado dos chimpanzés.

Os chimpanzés têm comportamento difícil. Ele pode matar seu semelhante pelo poder, e assim como na sociedade humana, costuma desprezar e até mesmo ferias as fêmeas. Os chimpanzés também têm a habilidade de desenvolver ferramentas para resolver problemas, principalmente de ordem alimentícia.

– Dino! Mas e os cachorros?

monkey-dog2

O cachorro não entra nessa parte, o que entra é o dono. Somos da família dos primatas, e os cães são da família dos canídeos, que incluem lobos, raposas e coiotes. Por isso nossa comunicação com os cães se torna tão distante, pois tentamos nos comunicar com eles através de abraços, beijos, apertos e tudo isso é um comportamento primata. Cão que morde estranhos geralmente é por causa de um comportamento primata do tipo: tentou abraçar, beijar, ou colocar a mão por cima da cabeça do cão.

No momento em que se der conta disso e você se preocupar em “falar” a língua do seu cão, verá o quanto a comunicação entre vocês vai melhorar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s