Vacina importada ou nacional?

vacinacao-3

Hoje vamos falar sobre um assunto delicado, mas importante para os donos de animais.

Quando se tem um filhote você realmente quer o melhor, então faz a opção pela ração de qualidade e segue cuidados para garantir o melhor desenvolvimento físico e psicológico dele. A vacinação está dentro desta exigência de qualidade e é importante ficar por dentro da seguinte pergunta que me fazem todo tempo: “vacina importada (ética) é melhor que a nacional?”

A diferença entre a chamada vacina ética e a vacina nacional é a quantidade de anticorpos produzidos por cada vacina após a imunização do animalzinho. As vacinas de laboratórios nacionais não são consideradas boas porque podem produzir uma quantidade de anticorpos não suficiente para imunização de cães e gatos, já a vacina “ética” é importada e comprovadamente adequada para a imunização destes.

As vacinas importadas são melhores que as nacionais sendo verificado através de inúmeros relatos clínicos e práticos. Os representantes de vacinas importadas só as vendem a veterinários cadastrados no CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária) verificando se os mesmos possuem local para armazenamento dentro das normas exigidas pelos laboratórios. São aplicadas pelos veterinários e na carteirinha segue com o carimbo e assinatura do mesmo.

vacina-gato-568x360

Outro fator que diferem é as condições em que ocorrem a venda e aplicação da vacina. A nacional é vendida em agropecuárias, aviários ou em qualquer estabelecimento animal, e as vezes o cliente compra, e as leva para casa em uma sacolinha plástica com gelos sem a mínima condição de conservação. Muitas vezes são aplicadas pelo próprio balconista que não tem formação alguma. Não examina o animalzinho, nem pergunta como ele está, se se alimentando, se tomou vermífugo, se tem vermes, qual sua temperatura. Que é o mínimo de um exame físico indispensável em uma consulta veterinária.

Quando o paciente recebe a primeira vacina, não será em um ou dois dias que ele estará protegido contra as respectivas doenças contidas na vacina. O organismo do animalzinho vacinado começará a produzir anticorpos contra estas doenças, após 15 a 21 dias da aplicação, o que coincide com o primeiro reforço que pode ser dado 21 a 30 dias após a primeira dose.

Mas já vi casos de animais que não tiveram resposta imunológica suficiente as doenças mesmo tomando as vacinas importadas, ocorrendo manifestação de alguma de forma, branda ou até mesmo grave levando o animal a óbito.

Converse com seu veterinário e se informe melhor. Siga as orientações dele e tenha uma vida feliz com seu animalzinho de estimação.

Anúncios

6 pensamentos sobre “Vacina importada ou nacional?

  1. dei as vacinas nacional no meu cachorro e ele sempre ficava doente a imunidade baixa demais direto ele vomitava ficava doente ate um dia q ele veio a obito… tenho dois cachorros agora só dou a importada e no veterinario sempre…

      • as cepas são importadas pela ATCC (American Type Culture Collection) dos estados unidos. porem envazadas no Brasil (MG)
        SAC
        0800 724 6682 da Inova, eles tem um material informativo melhor. as pessoas deveriam pesquisar direto na fonte antes de afirmar o que não sabem, pois isso prejudica a imagem dos profissionais que trabalham com o produto questionado.

  2. Fui vacinar meu cachorro seguindo todas as normas de conservação e aplicação. Mais na hora de injetar não consegui aplicar toda a vacina apenas uns 20 % . o resto caiu fora. O q devo fazer? Aplivo um outra ou espero pra dar a segunda dose a 21 dias?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s