Isso que é ‘adestrador’!

cao
Recebo muitos vídeos de animais fazendo coisas que as pessoas ficam pasmas com tamanha inteligência. Um dos últimos que recebei veio com a seguinte frase: “veja Dino, isso que é adestrador”. As imagens mostram uma cadela olhando uma bicicleta, e o que tudo indica, o fato se passa na China. No vídeo ela está sentada parecendo vigiar a bicicleta de seu dono e quando este se aproxima, ela sobe sozinha na garupa e segue caminho deixando quem passa por ali de boca aberta. O vídeo ganhou uma grande repercussão mundial

“Que lindo!”, “o cão é fiel mesmo!”, “Deus abençoe!” e outras palavras lindas são definidas nos comentários dos internautas.

Fiquei pasmo, pois num país onde cães servem de alimento, encontrar imagens de ternura e companheirismo entre cão e dono é algo raro.

Mas o que parecia ser lindo tem um desfecho horrível. Eis que recebo as imagens verdadeiras onde o dono está agredindo a cadela que talvez por algum motivo o desobedeceu. Ele o faz ali mesmo na rua sem compaixão sob os olhos das pessoas. Um adestrador de verdade não precisa usar de tamanha crueldade para ensinar truques a um cão. Um adestrador de verdade tem que ter dentro de si uma grande paciência, conhecer seu “aluno”, saber suas limitações, aprender com o aluno também faz parte. Um adestrador de verdade possui uma cumplicidade com seu aluno e um respeito para com o dono do cão.

O verdadeiro adestrador passa a verdadeira confiança a ambos, aluno e proprietário.

E confiança é um ato de fé e este dispensa raciocínio.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s