– Alô! Dino, tô desesperada, precisando de ajuda urgente!
– O que foi minha senhora?
– Meu cachorro está comendo o cocô dele.
– Ué! A senhora tem um cão auto limpante (hahaha).
– É! Mas ele lambe minha bocaaaaaa! E descobri isso agora!!
Diálogo nojento, não é?!
Bom, cães costumam comer fezes de outros animais, principalmente de herbívoros. A mãe quando tem filhotes come as fezes deles para manter o ambiente limpo. A coprofagia é uma condição que leva o cão a comer as próprias fezes. É um hábito difícil de quebrar porque constitui em si uma recompensa, ou seja, o cão retira prazer da ingestão das próprias fezes.
Pode estar associados à falta de enzimas digestivas, vermes, desnutrição, estresse quando o cão faz pelo fator lúdico, ou por até mesmo ver o dono recolhe-las.
Cães que apanham quando fazem suas necessidades no lugar errado podem passar a comer as fezes para escondê-las do dono. É muito importante realizar um exame minucioso para descartar os problemas de ordem física, ou seja, que envolve saúde, descartando tais problemas. Então começa o tratamento psicológico e este requer muita paciência, tempo e persistência.
Existem no mercado muitos remédios que prometem acabar com a coprofagia, mas na verdade são apenas colaboradores com o tratamento que o adestrador deverá iniciar. Esses remédios costumam agir por um período, mas logo o cão se acostuma com o gosto das fezes novamente.
Um inibidor temporário e barato é o uso de um pouco de abacaxi misturado a ração. A fruta pode mudará o PH das fezes e enquanto o cão repudia por um período, o dono entra com o tratamento psicológico. O tratamento consiste em exercícios físicos, correções indiretas no momento exato e brinquedos atrativos que são inseridos no ambiente quando o dono se faz ausente.
É difícil, mas não impossível.
Boa sorte!
Bom dia Dino!
Também tenho esse problema com meu cãozinho Théo, mas ao invés de ele comer as fezes dele, e come as da mãe dele…todas! Já te dei até floral para coprofagia, mas realmente não resolveu. O ideal então seria fazer um tratamento com o adestrador?
Obrigada 🙂