O cão autolimpante

Lembre sempre da higiene do seu cao– Alô! Dino, tô desesperada, precisando de ajuda urgente!
– O que foi minha senhora?
– Meu cachorro está comendo o cocô dele.
– Ué! A senhora tem um cão auto limpante (hahaha).
– É! Mas ele lambe minha bocaaaaaa! E descobri isso agora!!

Diálogo nojento, não é?!

Bom, cães costumam comer fezes de outros animais, principalmente de herbívoros. A mãe quando tem filhotes come as fezes deles para manter o ambiente limpo. A coprofagia é uma condição que leva o cão a comer as próprias fezes. É um hábito difícil de quebrar porque constitui em si uma recompensa, ou seja, o cão retira prazer da ingestão das próprias fezes.

Pode estar associados à falta de enzimas digestivas, vermes, desnutrição, estresse quando o cão faz pelo fator lúdico, ou por até mesmo ver o dono recolhe-las.

petrede-cachorro-lambendo

Cães que apanham quando fazem suas necessidades no lugar errado podem passar a comer as fezes para escondê-las do dono. É muito importante realizar um exame minucioso para descartar os problemas de ordem física, ou seja, que envolve saúde, descartando tais problemas. Então começa o tratamento psicológico e este requer muita paciência, tempo e persistência.

Existem no mercado muitos remédios que prometem acabar com a coprofagia, mas na verdade são apenas colaboradores com o tratamento que o adestrador deverá iniciar. Esses remédios costumam agir por um período, mas logo o cão se acostuma com o gosto das fezes novamente.

Um inibidor temporário e barato é o uso de um pouco de abacaxi misturado a ração. A fruta pode mudará o PH das fezes e enquanto o cão repudia por um período, o dono entra com o tratamento psicológico. O tratamento consiste em exercícios físicos, correções indiretas no momento exato e brinquedos atrativos que são inseridos no ambiente quando o dono se faz ausente.

É difícil, mas não impossível.

Boa sorte!

Anúncios

Um pensamento sobre “O cão autolimpante

  1. Bom dia Dino!
    Também tenho esse problema com meu cãozinho Théo, mas ao invés de ele comer as fezes dele, e come as da mãe dele…todas! Já te dei até floral para coprofagia, mas realmente não resolveu. O ideal então seria fazer um tratamento com o adestrador?
    Obrigada 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s