O primeiro cão a gente nunca esquece

A cadela Laika, o 1º ser vivo enviado ao espaço

A cadela Laika, o 1º ser vivo enviado ao espaço

Lembro-me do nome da primeira cadelinha que eu e meus irmãos tivemos: Laika. Meu pai a trouxe para casa e dizia que ela era uma legitima pequinês. Depois que me tornei um cinólogo, vi que Laika era, na verdade, uma legitima vira lata, peludinha, que nem se quer de perto lembrava um pequinês.  A não ser por seus dentinhos tortos, onde os dentes de baixo faziam par torto com os de cima.

Laika, nome dado por meu pai (em russo Лайка, 1954 — 1957), foi uma cadela russa que se tornou conhecida por ser o primeiro ser vivo terrestre a orbitar o planeta Terra.

Um dia, eu e meus irmãos acordamos e, simplesmente Laika não estava. Meu pai disse que a havia doado para outra família. Laika quebrou parte das regras que uma família quer de um cão. Por exemplo, ela não fazia xixi e coco no lugar certo, e não aprendia de jeito nenhum. Hoje como adestrador pude ver que a culpa era nossa, crianças pequenas, que não dávamos tempo a ela.  Queríamos sua atenção o tempo todo, bajulando-a e pegando-a no colo. Quando a soltávamos, Laika não tinha tempo de ir ao local certo e fazia ali mesmo suas necessidades. Por várias vezes, ela chegou a fazê-las no colo de algum de nós.

Fico pensando até hoje para onde foi Laika? Que família a acolheu? Na verdade, prefiro pensar que minha Laika também tenha se tornado uma astronauta e tenha viajado pelo espaço, encontrando um planeta só de cães e que, neste momento, esteja planejando uma invasão a Terra. Simples assim!

Quem sabe…

4 pensamentos sobre “O primeiro cão a gente nunca esquece

Deixe um comentário

